Conheça o amendoim
especialmente selecionado
pela Terranuts.
De onde vem o amendoim da Terranuts?
A Terranuts possui parcerias sólidas com mais de 100 produtores de amendoim, que totalizam mais de 25.000 hectares de área cultivada. Estas áreas são cultivadas na rotação com a cana-de-açúcar e estão localizadas em um raio de 250 km da Terranuts no Estado de São Paulo.
A maioria dos produtores estão na parceria há mais de 10 anos e todos produzem com excelência, pois são compromissados com os rigorosos padrões de qualidade exigidos pela Terranuts. Para garantir esta qualidade a equipe agrícola entra em campo.
Os produtores são acompanhados e orientados desde a escolha das áreas a serem cultivadas até a conclusão da colheita e pós colheita. São passadas orientações em todas as fases de desenvolvimento da cultura, com isso os produtores conseguem melhores produtividades que garantem melhor rentabilidade por hectare e também asseguram a qualidade e segurança necessária para o amendoim.
Processo de recepção de amendoim do campo durante a safra
Os caminhões chegam diretamente das lavouras de amendoim e neste momento é realizada uma amostragem para análise de controle de qualidade do amendoim. Na sequência o amendoim em casca é descarregado em moegas.
Na sequência é realizado um processo de pré-limpeza primário, e posteriormente, o produto é levado para secagem em carretas secadoras. A etapa de secagem do amendoim é fundamental para qualidade e segurança do amendoim produzido, portanto o processo de secagem da Terranuts é realizado seguindo rigorosamente o devido controle e garantia da qualidade deste processo, visando a obtenção de um amendoim seguro e isento de contaminantes danosos a saúde.
Após a secagem, os amendoins, ainda em casca, passam por um processo de limpeza final, realizado em equipamentos de alta tecnologia (importados dos EUA) e são armazenados em armazéns graneleiros.
Tecnologia inovadora - utilização de aplicativo na gestão de safra
Todos os processos anteriormente mencionados, são executados utilizando a tecnologia a nosso favor, todo o controle de rastreabilidade dos processos de safra é feito com um aplicativo móvel, desenvolvido exclusivamente para nossa realidade de operação.
Com isso minimizamos as falhas, aumentamos a performance de nosso processo e garantimos ainda mais a execução dos diversos controles necessários para qualidade e segurança de nossa matéria prima amendoim em casca.
Processo de beneficiamento do amendoim
Depois que o produto é estocado nos armazéns graneleiros, o mesmo é consumido conforme demanda ao longo do ano, e entra na etapa de BENEFICIAMENTO, onde é realizado o processo de debulha (ou descascamento do produto - retirada da casca).
O amendoim passa por processos físicos em pré limpezas, equipamentos diversos de remoção de impurezas remanescentes das lavouras, e é debulhado (descascado) obtendo-se o amendoim em grãos.
Visando garantir que apenas os grãos dentro do padrão de qualidade sejam enviados aos nossos clientes, os amendoins que foram descascados são encaminhados a rigorosos processos de seleção eletrônica. O produto é selecionado em selecionadoras eletrônicas, que empregam tecnologia de ponta em prol da obtenção de produto de alta qualidade, garantindo assim o melhor do amendoim!
Após as etapas descritas, o amendoim é embalado, já segregado por tamanho e forma. Nesse processo, são realizadas amostragens, visando a execução de análises de controle de qualidade no amendoim, realizadas em laboratório próprio e também em laboratórios externos, que conta com técnicos altamente capacitados, totalmente voltados para garantir a segurança e qualidade de nosso produto.
A Terranuts também conta com processo de blancheamento de amendoim, etapa que consiste na remoção da película dos grãos. Primeiramente o amendoim passa por um tratamento térmico em um forno contínuo, seguido de etapa de remoção da película, seleção eletrônica, classificação por tamanho, detecção e remoção de metais, amostragem e envase, seguindo também rigorosos padrões de qualidade.